Serra da Tiririca na rota do montanhismo

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participou da trigésima Abertura de Temporada de Montanhas (ATM) “Rio nas Montanhas”, promovida pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj). O evento foi realizado, neste final de semana (6 e 7/5), na Praça General Tibúrcio, no bairro da Urca,  na Zona do Rio e ofereceu para a população uma série de atividades.
 
A programação incluiu workshops sobre segurança,  stands culturais além de um campeonato de escalada na modalidade boulder (os participantes escalam uma parede com obstáculos). O Inea participou com um stand onde a população pôde obter informações sobre as belezas dos Parques Estaduais da Pedra Branca, na Zona Oeste da cidade; da Serra da Tiririca, que abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá; do Desengano, no Norte Fluminense; e dos Três Picos na Região Serrana do Rio. Dentro dessas unidades estão alguns dos principais atrativos bastante procurados pelos montanhistas.
O núcleo Salinas do Parque Estadual dos Três Picos, situado em Nova Friburgo, possui vários atrativos que são cobiçados pelos montanhistas como a travessia Vale dos Deuses e Vale dos Frades. Já no Parque Estadual da Serra da Tiririca, o destaque é a Pedra do Elefante, situada em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A trilha que leva a esse atrativo começa próximo ao mirante da Estrada de Itaipuaçu.
 
“São muitas as opções de escalada, rapel e trilhas e o INEA está, cada vez mais, investindo na capacitação dos nossos gestores e nas equipes da ponta. Com a chegada de novos guarda parques, do nosso programa de voluntariado e o de formação de condutores de visitantes e guias de montanha, realizado nas unidades, temos tudo para oferecer uma boa temporada de montanha aos usuários em todos os nossos parques e por isso essa integração com os clubes e as federações de montanhismo são muito importantes para nós”, afirma Ricardo Raposo, gerente das unidades de conservação estaduais do INEA.
 
A temporada de montanhismo normalmente segue até outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *